Amapá: Apagão chega ao 21º dia, e moradores sofrem com chuva forte
No fim de semana, presidente da república, Jair Bolsonaro, participou de breves cerimônias para ativação de parte dos geradores termoelétricos
Redação CPIMW
23 de Novembro de 2020


Visita do governo federal no Amapá (Foto: Divulgação/Ministério de Minas e Energia) 

O Estado do Amapá chega ao 21º dia de apagão nesta segunda-feira (23). E para piorar, no domingo (22), ainda sem luz, a capital teve o maior volume de chuva do ano, e muitas casas foram invadidas pela água.

“Essa chuva de agora de domingo foi a mais intensa de todo o ano de 2020. Teve um acúmulo aproximado de 74 milímetros em menos de uma hora de chuva. E essas chuvas estão se estendendo por praticamente toda a faixa Sul, Central, Oeste e parte dos municípios do Norte do estado”, descreveu Jefferson Vilhena, coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia.

Neste fim de semana, o presidente da república, Jair Bolsonaro, participou de breves cerimônias para ativação de parte dos geradores termoelétricos contratados com emergência e que tinha a promessa de restabelecer a energia para 100% do estado.

O Amapá está em estado de calamidade pública desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Nos primeiros dias, cerca de 90% da população enfrentou um blecaute de quatro dias.  

Leia mais: Estado do Amapá tem novo apagão total

Após a visita do presidente, o MME (Ministério de Minas e Energia) informou que o “fornecimento de energia elétrica ocorreu dentro da normalidade” ao longo do dia, com atendimento de 89% da carga média. Em Macapá, por exemplo, a maioria dos bairros estavam com energia na maior parte do domingo. No entanto, à noite, houve racionamento em algumas regiões. 

Leia também: Amapá tem rodízio de 6 horas para fornecimento de energia

O órgão informou ainda que os outros geradores, que seriam ativados ao longo do dia, não foram instalados devido “dificuldades relacionadas à logística e ao clima” e que expectativa é de que até hoje sejam instalados.  

(Fonte: G1) 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024