Alunos Para a Modalidade do Interno no IWE
Recomendações – Perfil – Processo Seletivo
Orientações referentes ao(a) candidato(a) que deseja estudar no Curso Ministerial Teológico na Modalidade Interna, Polo John Wesley.
1 – Recomendações Gerais
As recomendações estão dispostas no Estatuto e Regimento Interno da denominação.
ART. 132. Requer-se do(a) candidato(a) a seminarista que: I - Seja membro da Igreja Metodista Wesleyana há pelo menos três anos consecutivos; II - Seja pontual em seus tratos; III - Seja aluno(a) da Escola Bíblica Dominical há pelo menos dois anos; IV - Seja dizimista fiel; V - Tenha revelado dons para o ministério pastoral; VI - Tenha boa saúde; VII - Tenha no mínimo 18 anos de idade e esteja quite com o serviço militar; VIII - Tenha no mínimo o Ensino Médio.
§ 1º A igreja que recomendar o(a) seminarista interno deverá assumir a responsabilidade de seu INSS.
§ 2º Os candidatos que almejam o ministério serão recomendados pelas Igrejas Locais à Secretaria Regional de Educação Cristã e os(as) candidatos(as) que almejam servir na igreja local serão recomendados pelas igrejas diretamente ao Instituto Wesleyano de Educação (IWE); (Art. 178, XII, § 3º e 4º; Art. 78, VII; Art. 130, VII, § 1º).i
“Maldito o que fizer a obra do Senhor relaxadamente...” Jr 48.10
Há muitos tocando no sagrado e tentando profaná-lo. As coisas de Deus são santas e Deus é Santo, Ele é infinitamente Santo. O ministério é coisa sagrada, sagrado porque depende de uma intervenção divina por meio do chamado e não profissional.
Caráter- “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento, que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia...não neófito...que tenha um bom testemunho”.1 Tim 3.2-7
Se solteiro (a) estável em compromissos amorosos;
Atitudes/Comportamentos adequados a sua idade cronológica;
Visão e motivação espiritual, utilizando-as para tomadas de decisões em sua vida material, acadêmica/profissional, emocional e social;
Generoso(a);
Pacífico(a);
Agregador(a) – cultura e desenvolvimento de equipe;
Se solteiro(a)- que honre seus pais, afetividade familiar;
Modesto(a) no proceder e vestir;
Autodomínio, quanto aos apetites do corpo (alimentares, sono, cansaço e sexual);
Não duvidoso em sua palavra - palavra é sim, sim e não, não;
Não agressivo (a) - pacífico (a);
Não ter nenhum diagnóstico de Transtorno;
Não ter dependência emocional em nenhuma esfera: amizade, namorada(o), pai ou mãe;
Equilíbrio nas finanças.
Vida de Humildade – A marca registrada de um pastor deve ser a humildade “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”, este é um dom de Deus, não se adquire, não é aprendido. Esta pessoa não rejeita ninguém e reconhece seus próprios erros. Ex. Paulo 1 Co. 4, v. 1, ele estava contente em ser servo; v.4, sua disposição de ser julgado por Deus; v.6, ele não queria ser comparado a outros servos; vv.12 e 13, ele estava disposto a sofrer “sofre comigo às aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” 2 Tim. 2:3. Não demonstrando nenhuma atitude de autossuficiência, já qualificado para o ministério. Reconhecendo que existem melhores pregadores, líderes- considerando os outros melhores. Auto valor equilibrado.
Vida Santificada - “(...) sede vós também santos em toda vossa maneira de viver” 1 Pe. 1.15. Ser santo na palavra, no trato, no espírito, na fé, na pureza. (1 Pe. 4.12)
Vida de Oração - a intimidade com Deus. Este candidato frequenta culto de oração e vigílias.
Cuidador de Pessoas - se envolver com pessoas, ser agregador, disponível para pessoas e demonstrar que se importa com elas.
Convicção do seu chamado; - Seja como a de Moisés na sarça ardente, Isaías no Templo ou Paulo na estrada de Damasco. Através de uma convicção crescente e inegável que Deus tem sua mão sobre ele(a).
Há uma convicção íntima que não lhe deixa investir, sua vida, em nenhuma outra vocação.
Avaliação preliminar e honesta de si - conhece seus dons espirituais e habilidades naturais, que devem estar sendo cultivados e usados para a Glória de Deus.
Ele (a) exercita seus dons na Igreja local. O ministério não é local para frustrados, desocupados ou por vontade da família; Gideão estava malhando trigo, Moisés cuidava do povo, Davi cuidando do rebanho de seu pai e Pedro e André estavam pescando.
A Igreja local reconhece e sente este chamado.
1 - Candidato relata seu interesse ao Pr Local, que observará os critérios exigidos no Estatuto e pelo IWE.
2- Pr Local tendo observados os critérios exigidos do candidato, encaminha ao SD.
3- SD encaminhará ao Secretário Regional de Educação Cristã, que recomendará o candidato através da carta ao IWE.
4- Candidato se apresentará com a Carta de Recomendação da Secretaria Regional de Educação Cristã e demais documento de acordo com Estatuto ao IWE.
5- No IWE o candidato passará por avaliações:
1ª etapa - Avaliação de Ingresso Estudantil, que será online, obtendo a média 5,0 passará para a segunda etapa;
2ª etapa – Teste psicotécnico;
3ª etapa - Entrevistas psicológica e ministerial.
6- O candidato sendo aprovado em todas as etapas anteriores, será informado e entrará para o corpo discente do IWE-Interno.
Miss Ana Cristina Brito
Diretora Geral
IWE
Volta Às Aulas Iwe 12/02/2025IWE
507 anos da reforma protestante 31/10/2024IWE
Mestrado Internacional em teologia 02/07/2024IWE
Seminaristas Criam o IWE TV em apresentação de estágio 13/06/2024IWE
7ª Região realiza primeiro encontro do IWE 06/06/2024IWE
Instituto Wesleyano de Educação oferece modalidade interna 23/05/2024IWE
Nosso Seminário Interno Agora Tem Um Novo Endereço 27/10/2022IWE
CEFORTE Porto Velho realiza Semana Teológica 23/04/2021