O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio que surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental.
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O Fire, ministério de adolescentes da IMW Central em Petrópolis, realizou uma intervenção na Praça Dom Pedro, espaço central da cidade, em solidariedade e conscientização ao Setembro Amarelo abordando temas como pedofilia, vícios e violência doméstica. Além da conhecida ação missionárioa de “abraços grátis” e pedidos de oração.
Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano. Em muitos casos, é possível prevenir para que esses pensamentos suicidas não se tornem realidade.
O CVV – Centro de Valorização da Vida – atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Disque 188, se ligue com o céu!
“Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz”. – Salmos 36:9
Saúde
Outubro Rosa 18/10/2024Saúde
Setembro amarelo 25/09/2024Saúde
Rio Grande do Sul 22/05/2024Saúde
Desmistificando o Autismo na Igreja 05/05/2023Saúde
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo 23/09/2021