A tradução desta palavra despedida em duas línguas para que tenhamos a visão da grandeza deste momento: 

 

  • No hebraico – Shalom: paz. Que você tenha saúde completa. A visão no NT quando João em sua terceira carta em uma saudação a um pastor amado chamado Caio declara: “Amado acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é prospera a tua alma" (3 Jo 2) 

 

  •  No Grego: 

    (do se chega a um lugar), "Gute Nacht" (Boa noite quando se retira ou vai dormir) 

    Grego: "Γεια" ("Gheia", pronuncia-se "ya", Olá e Tchau, literário Saúde, de uso informal), "Χαίρετε", ("Chairete", pronuncia-se "herete", é o mesmo que "Gheia", porém mais formal, literário "Esteja alegre"), "Καλημέρα" (pronuncia-se "kalimera", Bom dia), "Καλησπέρα" (pronuncia-se "kalispera", Boa noite - ao chegar ou em cumprimentos casuais). 

    Abraão ofertou pelos anos de trabalho de Agar, e ao seu próprio filho com ela: 

    Um pedaço de pão e um pequeno odre de água! Uma oferta miserável e ingrata! 

    3-Uma despedida sem abraços e afagos! 


    Choque emocional em Agar foi tão forte que o v.14 termina dizendo: Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba E Berseba significa lugar de recomeçar! Que ajuda Abraão entrega a Agar para recomeçar: Nada! 

    4- Na contramão desta história, nós não podemos ser aliados de Abraão! 


    Nossa despedida não é de madrugada, mas deve ser em uma noite de celebração: onde existem pessoas que querem te abençoar nesta noite! Abraçá-lo e profetizar sobre suas vidas 

    1- Uma despedida com gratidão: lembrando dos momentos maravilhosos na presença de Deus em tempo de milagres, comunhão e amizade. Ser grato, pois o que despede teve uma história que contribuiu para que você pudesse ser muito melhor do que antes. Ser grato pelo apoio e ajuda. Ser grato é ter memória dos feitos do Senhor através de um homem e de uma mulher de Deus. 

    2-Despedida deve ser um tempo de honra: 

    -Não vamos despedir ninguém com um pedaço de pão: mas o pão da vida que é Jesus, e todos os dias intercedermos para que este novo tempo possa ser um tempo de conquistas e vitórias. 

    -Não vamos despedir com um pequeno odore de água, mas que rios de água viva continuem fluindo dentro daqueles que partem. 

    3-Uma despedida com abraços e afagos, com shalom (vá em paz!); com Herete (esteja alegre!). 

    Ao sair pelas portas das despedidas, tenha certeza que você não caminhará errante, mas com certeza em Berseba, lugar de recomeço. O versículo 19 diz que Deus estava com Ismael e fez dele um grande povo. O Deus que foi com Agar e Ismael também será com toda a sua vida e família! 

    4- Despedida é sempre tempo de recomeçar. Quantas vezes Isaías recomeçou. Quantas vezes Elias recomeçou. Jeremias: Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança (Lm 3). Siga, o recomeço Deus estará contigo. 

    ​​​​​​​

    Quando olhamos para o texto de Gn 21, retrata a despedida de Abraão de Agar e seu filho Ismael. Que despedida terrível: 

    1-Uma despedida de madrugada: madrugada as pessoas dormem: não existe calor humano, não existe afeto, mas sim sentimento forte de indiferença: uma festa sem auditório, sem celebração. 


    2-Uma despedida sem gratidão. 

    ​​​​​​​Bp Geraldo Lúcio 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024