“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” Gn 4:3-6.
Episódio tão conhecido, mas que merece uma boa reflexão. Cada um de nós tem suas crenças, ou seja, acreditamos em algo. A crença é uma ideia que a gente considera verdadeira e à qual damos todo o crédito. Crença, crença é aquilo que realmente acreditamos. Se você e eu, não conseguimos acreditar que podemos nadar, não vai adiantar nada a aula de natação. Tempo, esforço e dinheiro jogados fora. A isso chamamos de crença limitante.
Com Abel e Caim foi a mesma coisa. As ofertas dele no culto, eram fruto do que havia no coração. Abel trouxe uma oferta do melhor do rebanho, demonstrando um coração nobre e que entende o valor de um culto. Caim trouxe um fruto da terra. Perceba que Caim não trouxe do melhor do fruto da terra. Trouxe apenas algo para não ficar de mãos vazios. Você consegue perceber o porquê de Deus se agradar de Abel e se desagradar de Caim. Note que Deus olha primeiro para o adorador e depois para a oferta. Um coração nobre e rendido a Deus, nunca se chegará a Deus com orgulho ou menosprezo pelo culto. Então, gostaria de deixar algumas reflexões:
1- Cuidado com o Caim que existe dentro de você. Faça todo esforço sempre de deixar que o Abel que mora em você seja o comandante de tuas ações. Se você, deixar, o Caim te domina e te leva para a ruína. O Caim que existe em nós promove inveja, ciúme, briga e morte. O Abel que existe em nós promove vida com excelência.
2- Cuidado, ninguém se torna assassino da noite para o dia. Caim teve o semblante caído com inveja de Abel, depois foi dissimulado e por fim assassino. Veja como o que há no nosso coração vai nos dominando. Por isso recomendo urgentemente lermos o Salmo 139. O salmista insistia que Deus o sondasse e expusesse o que havia de ruim dentro dele. Alguém já disse que tentação é o encontro entre o pior dos seres (Satanás) e aquilo que há de pior dentro de nós.
3- Cada pessoa só pode dar o que tem. Caim deu o que tinha. Não era primoroso, mas era o que ele tinha. Nunca fez questão de ter. Abel, ao contrário, deu o melhor porque era excelente. Agora você pode entender Jesus na cruz, quando recebia toda ingratidão e malfeitos, e Ele, do alto da cruz, ainda pede que o Pai perdoasse a humanidade (Lc 23:34). Da mesma fonte não pode sair bênção e maldição (Tg 3:11-12). Quem tem o coração abençoado só sabe abençoar. É a sua nova natureza em Cristo.
Termino afirmando que Deus conhece o nosso caminhar pois conhece bem nosso coração. Ele te sonda e quer te encaminhar por caminhos excelentes. Então, o que há no teu coração, pois o coração segue nossas crenças, Mateus 6:21ª: “Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração
Bp. Luis Fernando Hammes