“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 106.1)
Estamos às portas de um novo ano e isso me leva a refletir e fazer um balanço sobre tudo o que aconteceu no ano que se finda. Ao mesmo tempo, me ponho a pensar no que está por vir e o que fazer para que possamos cumprir o propósito para o qual fomos chamados.
Ao olhar para trás, posso ver muitas conquistas que considero excelentes para a nos-sa querida igreja, que são:
1) O novo modelo do jornal Voz Wesleyana, onde cada região, de forma ordenada, tem o seu espaço para divulgar e compartilhar os seus preciosos feitos. Também os bispos têm sua coluna na página de sua região.
2) O avanço da parceria com a Igreja Wesleyana dos Estados Unidos, que com certeza trará grandes benefícios ao reino de Deus e à nossa igreja.
3) O primeiro Congresso Geral de Mulheres que foi um marco na vida das mulheres wesleyanas.
4) A Semana de Atualização Teológica onde pudemos estudar e refletir sobre as nossas doutrinas, e a impressão da mesma, no livro “Assim Cremos”.
5) A unidade crescente, tanto no colégio episcopal, quanto no Conselho Geral. Sem dúvida nenhuma, essa unidade irá se refletir nas regiões, fortalecendo ainda mais a unidade de toda igreja.
6) Desfrutamos de ambiente saudável e espiritual em todos os nossos Concílios Regionais. Estive presente em quase todos os concílios. Apenas dois, por causa de um problema de saúde não pude participar, que foram a segunda e a terceira região, mas pude acompanhar via internet e percebi, de igual modo, o mover do Espírito de Deus.
7) Por fim, considero uma grande conquista o fato de chegarmos no final do ano com a CND (Certidão Negativa de Débitos) com validade até o dia 18.03.2017; algumas questões judiciais resolvidas e também o fato da S.G.F estar em dia com todos os seus compromissos.
Louvamos a Deus porque apesar da situação econômica difícil que o nosso país tem enfrentado, conseguimos estas grandes vitórias. Glória a Deus!
Quando penso no futuro, me vem à mente uma palavra que gostaria que permeasse todo ano, que é o espírito de “GRATIDÃO”. Nossa igreja chega ao seu jubileu e não há como nos esquecermos do que ela realizou ao longo desses 50 anos. O tema do jubileu resume bem o motivo pelo qual Deus nos chamou, ”Proclamando Vida, Transformando Gerações”. Eu mesmo sou fruto dessa proclamação. A IMW vem cumprindo isso com muita galhardia e brilhantismo. Quando sugiro que 2017 seja o ano da gratidão é porque tenho certeza absoluta que só chegamos onde chegamos e da maneira como chegamos, porque a boa mão de Deus nos trouxe até aqui. Tudo que foi conquistado até agora foi por causa dEle e por Ele. A Deus seja a glória e o louvor para todo o sempre.
Se quisermos continuar no caminho da linha de esplendor sem fim e realizarmos mais para Deus, não podemos abrir mão de alguns princípios e atitudes:
1) Priorizarmos a vontade de Deus com dedicação e obediência. Esse deve ser o nosso alvo, conhecer a vontade de Deus e, obedecê-la.
2) Mantermos acesa a paixão pelo ministério. Temos a maior e mais sublime tarefa que alguém poderia ter, somos porta-vozes de Deus e cuidamos de Suas ovelhas.
3) Disciplina na vida. Não teremos êxito sem disciplina, temos que cuidar do nosso corpo, alma e espírito.
4) Mantermos o foco. Temos o chamado para uma missão, e nada pode nos distrair a ponto de nos fazer seguir em outra direção.
Deixo esta reflexão e algumas recomendações para que jamais esqueçamos de sermos gratos a Deus pelas bênçãos recebidas.
Particularmente tenho muito a agradecer a Deus, por minha família, pela vida, pelos grandes companheiros no colégio episcopal e conselho geral, pela minha querida igreja wesleyana e por todos que tem orado por mim e me ajudado de diversas maneiras.
Eu e toda a minha família desejamos a toda família Wesleyana um Ano muito Feliz e Abençoado! FELIZ 2017
Bispo Jamir Carvalho é o superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana