Deus, por meio de Jesus Cristo, se propõe a abençoar todas as famílias da terra, cumprindo a antiga promessa feita a Abraão. Eu, você e sua família estamos incluídos dentro desse propósito.
Deus é o criador da família e é o único que tem autoridade e direito para dizer o que é a família, para que ela existe e como deve funcionar. A família só pode viver e se desenvolver normalmente se contar com a bênção de Deus.
Salmo 127.1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
Desde Adão até agora, os homens continuam integrando-se em famílias; por isso dizemos que a família é o núcleo básico da sociedade. Nenhum ser humano saberá se relacionar em sociedade se não tiver recebido as normas certas de comportamento dentro da sua casa. Muitos se casam e não sabem o porquê de Deus instituir a família. Casam-se com objetivos totalmente distorcidos e esse tem sido um dos motivos de tantas famílias serem destruídas, principalmente nos nossos dias.
A falta de propósito definido para a família faz com que corramos atrás de objetivos errados e façamos dos meios um fim, ou do secundário o primordial.
Alguns pensam que a família é um lugar onde cada um deve cooperar para o progresso material de todos os seus membros. Perdem a vida desejando e trabalhando para alcançar o desejado; logo depois, continuam trabalhando para manter o que conseguiram. Seu pensamento sempre está atrás de uma nova aquisição, sacrificam o estar juntos para conseguir o que desejam.
Outros acham que a família é lugar para receber apenas, têm dificuldades em servir e, com isso, perdem a bênção de poder edificar a vida do outro.
Outros ainda fazem da família um fim em si mesmo. Tais famílias vivem muito preocupadas e atarefadas por sua própria fama e renome. Dedicam-se por inteiro a obter sua própria comodidade e prazer.
Evidentemente que há benefícios legítimos que o próprio Deus tem outorgado à família: alegria de viver em companhia, o poder dar e receber afeto, o fato de estar arraigado e pertencer a um núcleo familiar, a cobertura e proteção que se alcança, a bênção de vivenciar o amor de várias formas, etc. Pergunto: Está certo fazer destes benefícios o propósito para a família? A resposta é NÃO.
A família existe para Deus! Tudo foi criado para Deus. Dessa forma, a família existe para Ele e não para o próprio benefício. A felicidade e o bem-estar do homem são derivados, são acessórios, nunca o propósito central. O fim supremo da família é a glória de Deus.
Romanos 8:29 “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
A família foi criada e existe para cooperar com o propósito eterno de Deus de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus Cristo. Dietrich Bonhoeffer escreveu, de dentro de uma prisão nazista, a uma sobrinha que estava para se casar:
“O casamento é mais do que simplesmente vosso amor de um para com o outro. Tem uma dignidade e poder mais elevados, pois é o santo mandamento de Deus, por meio do qual Ele deseja perpetuar a raça humana até o fim dos tempos. O vosso amor, diz respeito apenas a vós nesse mundo, mas no casamento, sois um degrau na escada das gerações, através da qual Deus faz vir e passar sua glória, e chama a seu reino. Em vosso amor, vedes o céu de vossa felicidade, mas em vosso matrimônio estais colocados em um posto de responsabilidade em relação ao mundo e a humanidade. Vosso amor é a vossa posição particular, mas o casamento é algo mais que o pessoal; é um estado, um ofício.
A família coopera com o propósito de Deus, quando nossos filhos são criados para Deus. Por isso, devemos educá-los, sendo exemplo para eles; devemos dedicar tempo para estar com eles. Muitas vezes não temos muito tempo, mas faça do seu tempo, ainda que pouco, um tempo de qualidade: converse, brinque, saiam juntos, comam, ensine a Palavra de Deus para eles, ore com eles. Agindo assim, eles se tornarão verdadeiros filhos de Deus e você alcançou o objetivo de Deus com a sua família”.
Sua família pode e deve abençoar outras famílias. Deus quer usar os nossos lares como base para extensão de Seu reino sobre a Terra. Não apenas cooperamos com Deus na criação de filhos para Ele, mas também abrindo nossos lares aos perdidos para que encontrem salvação e ensino da Palavra do Senhor. Faça da sua casa uma porta para o GCEU, um lugar de bênçãos para muitas pessoas poderem ter os seus lares abençoados por Jesus Cristo como é o seu.
Eu e a minha família desejamos que a sua família responda ao propósito primordial de Deus que é ter uma grande família. Que a bênção do Senhor seja com você e todos da sua casa.
- Bispo Jamir Carvalho