(Foto: Reprodução)
Alguém já disse o seguinte: “O tempo torna-se seu inimigo apenas quando você tenta matá-lo”. Desde que fomos gerados, mesmo ainda no ventre das nossas mães, passamos a depender do tempo, pois como sabemos, precisamos esperar nove meses para nascermos. E sempre que esta regra é desrespeitada, alguma coisa não está certa, e podemos pagar caro por isso.
Aprender a lidar com o tempo não é uma coisa fácil, e utilizá-lo bem torna- se uma verdadeira arte, e quem o faz desfruta de seus benefícios. Gosto muito de meditar no que Salomão escreveu a respeito do tempo, uma vez que ele esmerou-se em observar a tudo que ocorre conosco nesse breve período do tempo sobre a terra, ou como ele preferia dizer: "Debaixo do Sol”... Porquanto chegou à conclusão de que não podemos ignorar o curso da vida, pois ela segue o seu cronograma que exige de cada um de nós disciplina e a sensibilidade de fazer cada tarefa no tempo determinado. Como costuma-se dizer: "Antes da hora não é hora; e depois da hora, também não é hora”.
Até mesmo nas coisas simples da vida, é possível observarmos a importância deste princípio, como por exemplo, uma fruta colhida e consumida antes do tempo apropriado não tem o sabor desejado; da mesma forma, se ingerido depois do tempo apropriado, certamente estará estragada, e não convém consumi-la.
No que diz respeito às palavras, isso torna-se algo muito sério, uma vez que no uso da faculdade de falar, quando não é usada no tempo oportuno, costuma causar transtornos, ou pelo menos, expor aquele que fala, mostrando a sua insensatez.
Por outro lado, quem fala de maneira correta e observa o tempo oportuno é tido por sábio. "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é" (Pv. 15 23). Seguindo esta mesma linha de raciocínio, o sábio Salomão acrescenta: "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Pv. 25.11).
Por essa figura de linguagem, vemos aqui tanto o valor como a beleza das palavras apropriadas, que trazem benefícios aos que ouvem e enobrece a quem fala.
Diante disso, é de suma importância meditarmos no que a Bíblia nos diz e sugere, quanto à importância de sabermos nos conduzir dentro do tempo próprio: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu"... (Ec 3.1).
Conscientes de observarmos de maneira correta este princípio da Palavra de Deus, só nos resta orarmos pedindo sensibilidade para conhecer o tempo oportuno para fazer cada tarefa que nos diz respeito, e fazê-lo da melhor forma possível. Que Deus nos ajude.