(Foto: Reprodução/IBelieve)
Texto: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jr. 29.11 - NVI).
Estamos chegando a mais um final de ano. Normalmente as pessoas nestas datas fazem duas coisas: 1) Uma retrospectiva de como foi o ano e; 2) Projetos para o próximo ano.
Assim como nos anos anteriores, muitas expectativas foram colocadas sobre o ano de 2020. Começamos o ano bem, mas estamos terminando este ano com muitas incertezas, muitas mortes, muita tristeza etc.
O covid tem sido implacável em pelo menos dois sentidos: 1) No seio das famílias que perderam seus entes queridos e; 2) Na sensação de medo e impotência da humanidade.
Como disse, começamos o ano bem e estamos terminando de uma forma que não gostaríamos.
Com isso, queremos dizer que uma das expectativas para o próximo ano é: começar não tão bem, pois isto já é fato humanamente falando, e terminar bem.
Na vida existem os “espectadores”, que somente são espectadores, ou seja, estão aí apenas para assistir sem nenhuma esperança, tipo “deixa a vida me levar ...”, e os “expectadores”, que têm expectativas. Este é o caso principalmente dos que conhecem e servem a Jesus.
Por que podemos ter expectativas boas como o tema desta reflexão para 2021? Porque a Bíblia nos ensina sobre ter expectativas como no texto que escolhemos acima.
Deus está dizendo para o seu povo que o plano que Ele tem não é um plano de última hora, é algo planejado, pensado e completo. Deus ainda acrescenta o resultado da execução do seu plano: esperança e futuro.
Assim como naquele tempo, o povo estava vivendo dias difíceis, hoje estamos vivendo da mesma forma: dias de prisão dentro de nossas casas, direito de ir e vir questionado, proibição de irmos aos nossos templos para adorarmos a Deus, conceitos errôneos de que igrejas e bares estão no mesmo nível e tantas coisas mais.
Mas o Deus que é Eterno e se manifesta naquele tempo é o mesmo hoje. E a palavra falada ao seu povo há aproximadamente 2.625 anos é mais do que atual para afirmar que o ano de 2021 será: sobrenatural, de bênçãos, realizações, curas, salvação, prosperidade e de restauração.
O nosso Deus é especialista em colocar vírgula onde homens colocam ponto final. No mundo de hoje, eles não colocaram ponto final e sim reticências porque estão perdidos e Deus está se preparando para executar os planos que tem a nosso respeito.
Por que temos esperança e acreditamos numa reviravolta? Porque Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Nm. 23.19).
Portanto, meus amados irmãos e irmãs, podemos sem dúvida nenhuma afirmar que 2021 será um ano de: bênçãos, reconstrução, alegria, comemoração, louvor, vitória, celebração e gratidão.
Afirmamos isto com a maior certeza, não por causa das vacinas que estão chegando, mas por causa de um Deus que é o Emanuel, Deus conosco.
As vacinas estão chegando, mas Ele está entre nós, pois Ele disse: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt. 28.20)
Os governos, indústrias e laboratórios começaram a trabalhar para livrar a humanidade da pandemia a cerca de nove meses, mas Ele trabalha desde o princípio. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvi-os se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Is. 64.4).
Nessa certeza, desejamos a todos os irmãos um FELIZ E ABENÇOADO 2021.
Bispo Jamir Fernandes Carvalho é superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana