O pastor tem responsabilidades, mas a ovelhas também são cobradas
“Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes” (Ez 34.11)
Leitura bíblica: Ezequiel 34.17-24
É fácil jogar nossa culpa sobre outra pessoa. Assim reagem irmãos quando fazem algo de errado e são questionados pelos pais: apontam o outro como culpado, fazendo-se de vítimas. Da mesma maneira agiu Adão quando desobedeceu a Deus comendo o fruto proibido. Culpou a mulher pelo seu erro. Eva era igualmente culpada, pois comeu primeiro e ofereceu ao marido. Mas Adão não podia se eximir da culpa, pois caiu na mesma armadilha que sua esposa.
No capítulo 34, o profeta Ezequiel usa uma metáfora aparentemente bucólica para falar do povo de Israel e de seus líderes: um rebanho composto por ovelhas e bodes cuidado por pastores. O normal seria o pastor cuidar bem de seu rebanho para que este engorde, produza boa lã e boa carne. No entanto, os líderes de Israel são duramente acusados e condenados por explorar o povo em benefício deles mesmos.
Ainda assim, o rebanho (o povo de Deus) não tem direito de se fazer de vítima. Também ele é culpado: é composto por ovelhas magras e gordas, carneiros e bodes. Há diferenças entre eles, alguns estão doentes e machucados, outros fortes e rebeldes. E também entre os animais há aqueles que se aproveitam de sua força para prejudicar os mais fracos (v. 21)
Diante de Deus, cada indivíduo é responsabilizado. Os líderes, sejam eles civis ou religiosos, que não cuidaram bem do povo, serão cobrados por suas atitudes. O rebanho será separado conforme seu procedimento: os que apesar da sua fraqueza confiaram no sustento de Deus serão reanimados, porém os que se acharam fortes e por isso se encheram de arrogância serão julgados por Deus.
Quando o Senhor nos revela a sua Palavra e a sua vontade, somos responsabilizados diante dele. Cada um deverá prestar contas de sua confiança e fidelidade a Deus. Não haverá como atribuir essa responsabilidade a outra pessoa.
Alexander Stahlhoefer, extraído do livro "Devocional Wesleyano"