Canais cristãos infantis no YouTube são entretenimento para crianças
Criadores de conteúdo para público infantil conversaram com o Voz Wesleyana sobre esta plataforma de trabalho
Irislayne Tavares
17 de Julho de 2020

Silvana ao lado do pastor Manuel de Matos e a esquerda Alfredo, segundo líder da Meninada O Brasil Para Cristo (Menibrac)     (Foto: Divulgação)

É fato que quanto mais o tempo passa, mais a tecnologia evolui. Todas as pessoas que dependem dela são beneficiadas com este avanço tecnológico, entretanto as crianças se adaptam mais rápido que os mais velhos com as novas atualizações. O YouTube é um grande exemplo disso, que atire a primeira pedra quem nunca viu uma criança vidrada assistindo a um vídeo nessa plataforma.

Por isso ele tem uma área específica para as crianças, o YouTube Kids. Em 2015, quando o Google lançou o YouTube Kids, uma pesquisa da plataforma em 2017 mostrava que 80% das crianças entre 6 e 12 anos usavam o site diariamente.

O Voz Wesleyana entrevistou alguns criadores de conteúdos infantis cristãos que trabalham com o YouTube para saber como a ferramenta tem sido usada para o evangelismo dos pequeninos. Eles falam ainda sobre a recepção dos pais aos trabalho e das próprias crianças, o público-alvo.

Silvana Tavares trabalha há 20 anos no Ministério Infantil, e atualmente faz parte da MENIBRAC Jardim Olimpo. “O mais gratificante é saber que têm pessoas que tem ouvido a palavra do Senhor Jesus e falado do amor dele. Têm pessoas de outros países que assistem nossos vídeos e falam do amor de Jesus. É gratificante ver as crianças falando desse amor.”

A professora Luciana Anjos leciona para crianças há 25 anos, hoje ela faz parte da igreja O Brasil para Cristo em Ribeirão Preto, mesma congregação de Silvana. Para tia Lu, como é chamada pelos amigos da cidade, o YouTube é “o melhor e maior meio de acesso a todo tipo de conteúdo e onde as crianças têm maior facilidade de conexão.”

Ela conta que criou o canal para preparar as crianças para um relacionamento com Deus. “Alcançar o coração das crianças, preparando um caminho, através das interações e brincadeiras, para futuramente, depois de uma aproximação e confiança conquistadas, levar a palavra de Deus.”

“Tenho me surpreendido dia após dia com tamanho retorno das famílias e das crianças. Recebo palavras de carinho, de apoio, de incentivo, de elogio, muita alegria e agradecimentos demonstrados através de mensagens em todas as plataformas de interatividades disponíveis nas redes sociais”, contou Luciana.

“O feedback é sempre muito bom. O retorno é muito positivo, as crianças vêm ouvindo, dançando, aprendendo muito, os pais têm gostado porque virou uma programação durante o isolamento, com todo mundo em casa. O que a gente gostou é que os pais falam que eles pedem pra passar de novo o vídeo, sempre pedem pra repetir", contou Silvana Tavares.


Canal Turminha do Rei com 228 mil inscritos no Youtube   (Foto: Reprodução/Youtube)

O canal no YouTube Turminha do Rei, que conta com 228 mil inscritos e mais de 39 milhões de visualizações ao todo, também conversou com nossa equipe. Serginho Vilem, da Vilem Music, representante da Turminha do Rei, disse que o mais gratificante é saber que pode ensinar muitas crianças o que aprende com Deus e com os pais. "Os comentários, vídeos e contatos que recebemos são incríveis, são muitos agradecidecimentos  pelas músicas e os pais agradecem por ajudar seus filhos a obedecerem e a serem crianças melhores."

Criança evangelizando criança


Olívia em seu canal explicando a linha do tempo  (Foto: Reprodução/YouTube)


Olívia Teles Moreira, 9 anos, sempre quis ter um canal no YouTube, entretanto a mãe, Lilian Teles, no início não queria, mas quando Olívia começou a contar as histórias que assistia pela televisão para as crianças, a mãe pensou em criar um canal sobre histórias bíblicas. “Nós temos que usar as armas desse tempo, o YouTube é um meio de fácil acesso para todos, e o alcance nas crianças é muito melhor”, conta a mãe.

Segundo o site Happy Code School, "ao consumir conteúdo e interagir com ferramentas tecnológicas, a curiosidade natural da criança fará com que ela queira saber cada vez mais. Com o estímulo correto, pode-se aproveitar essa curiosidade infantil para construir grandes aprendizados, basta que os pais se certifiquem de que a criança consuma aquilo que é adequado à sua idade.”

Lilian diz que recebe muitas mensagens dizendo que Olívia tem sido uma inspiração, que tem incentivado, as crianças tem vontade de aprender a palavra de Deus. “Esse feedback pra mim é muito bom, as pessoas sentem a presença de Deus quando ela está pregando. Então o mais importante é que ela está motivando as crianças a amarem a palavra de Deus.”

A mãe explica que Olívia já tem em sua rotina o devocional, “ela levanta, ora e faz o devocional dela sozinha”. Para os vídeos do canal no YouTube, a mãe explica que é diferente das outras redes sociais. “No Instagram e no Facebook é muito espontâneo.”

“As histórias do canal já são roteirizadas pelo pastor Arnaldo, da Igreja Metodista Wesleyana Central de Mantiquira, em Xerém (RJ), ele dá uma avaliada já que é teólogo também. Depois gravamos e mandamos para os editores, sempre gosto de envolver outras crianças, então às vezes tem a participação de outras crianças. Com isso, a história vai pro canal.”


Olívia durante a gravação de um vídeo para o Youtube (Foto: Divulgação)

WTV
  AGRADECIMENTO DO BISPO JAMIR CARVALHO
  COMERCIAL CPIMW CULTO INFANTIL
  VíDEO PROMOCIONAL CPIMW

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024