O jovem Matheus (de pé) ministra aulas de violão para todas as idades gratuitamente (Foto: Divulgação/IMW Barreiro)
A Igreja Metodista Wesleyana no Barreiro, filial da IMW Central de Mantiquira (1ª RE), tem se destacado através do projeto CUIDE, que disponibiliza aulas gratuitas para a população, seja de inclusão digital ou mesmo na área das artes. A ideia do projeto é fazer do espaço da igreja um lugar para que a comunidade seja parte dela.
“Queremos intensificar nossas atividades com projeto CUIDE treinando voluntários, vamos iniciar o projeto de treinamento em breve. Nosso Sonho é transformá-la em um modelo de igreja”, relata o coordenador do projeto, Fernandinho Araújo.
Diversos ambientes no templo foram adaptados de acordo com a proposta do projeto CUIDE, entre eles: recepção, sala de leitura, sala de artes, Telecentro (laboratório de informática), banheiros, cozinha, espaço superior, salda da saúde (projeto Plantão da Saúde), sala sensorial (espaço para educação especial e curso de libras) e espaço PLAY (culto Kids teen e atividades diversas).
Um dos exemplos é o da irmã Tereza, que aos 82 anos ainda sonhava em aprender a usar o computador e tocar violão — algo possível graças ao projeto. Hoje, ela inicia sua caminhada de aprendizagem e superação. “Não há limites para sonhar, a força de vontade e o desejo em aprender um pouco mais se tornou o combustível da esperança”, conta Fernandinho.
As aulas são ministradas por professores voluntários, como o jovem músico Matheus, que ofertou parte do seu dia para ensinar crianças, jovens e adultos a tocarem violão.
O projeto CUIDE acontece às quartas-feiras, das 8h às 21h no templo da IMW do Barreiro (Rua da Felicidade, nª 24, Barreiro, Duque de Caxias, Xerém – RJ). São ministradas as seguintes aulas: informática, inclusão digital para 3ª idade, reforço escolar, aula de música, aula de violão e aula de bateria.
Irmã Tereza é uma das alunas de informática da 3ª idade (Foto: Divulgação/IMW Barreiro)