Você já deve ter ouvido falar de Timóteo, o jovem que foi discípulo e amigo íntimo do apóstolo Paulo, a quem ele enviou 2 cartas que fazem parte da bíblia sagrada. Um verdadeiro exemplo de cristão!
Mas essa mensagem não é sobre Timóteo, e sim sobre Eunice, a mãe dele. A bíblia dá poucos detalhes sobre a vida dela, mas o suficiente para ensinar uma maravilhosa lição sobre maternidade.
Eunice era judia e sua conversão provavelmente aconteceu na primeira passagem de Paulo pela sua cidade, Listra. Desde então, tanto ela, quanto a vó de Timóteo, Lóide, o ensinaram as sagradas escrituras. Eunice fez por Timóteo o que de mais valioso uma mãe pode fazer por seu filho: apresentar Cristo! E fez isso desde que ele era criança.
O resultado disso foi que quando Paulo retornou a Listra, encontrou Timóteo, já jovem, tendo alta consideração da igreja local e até boa reputação ante a sociedade de Icônio, uma cidade vizinha, o que contribuiu para que Paulo decidisse o levar para viagens missionárias. Timóteo também foi líder da igreja primitiva, combateu falsas doutrinas, levou a carta de Paulo à igreja de Corinto, etc.
De fato, Deus que escolheu Timóteo e o capacitou para o seu ministério, mas isso passou pela obediência de uma mãe que creu em Cristo e cumpriu o provérbio que diz:
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Provérbios 22:6
Que Deus continue abençoando a vocês, mães, para que prossigam nessa missão linda que Deus lhes concedeu, de amar incondicionalmente e instruir seus filhos ( a partir do momento que você conhecer a Cristo, mesmo que eles já não sejam mais crianças), sendo exemplo para eles!
Desejamos um Feliz Dia das Mães a todas as mães, em especial às mães wesleyanas em todo o mundo!