Foto: Conselho Nacional de Nutricionistas/ Direitos Reservados
Um recente estudo americano comprovou que obesidade e idade avançada são o maior fator de risco para contaminados por coronavírus.
Isso porque pessoas com sobrepeso e obesidade têm o sistema imunológico desregulado devido à inflamação causada pelo excesso de gordura corporal. Além disso, a chance de um indivíduo obeso desenvolver outras doenças (diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e respiratória) é muito maior do que em indivíduos saudáveis.
O excesso de peso também pode atrapalhar no momento de realizar exames para diagnosticar a doença, assim como é mais difícil a intubação, se necessário.
Sendo assim, pessoas com sobrepeso ou obesidade, independente da idade, precisam redobrar os cuidados com a higiene e com a alimentação.
Para aqueles que estão ganhando peso durante o período de isolamento é preciso retomar as rédeas.
Manter uma rotina estabelecendo horários para as refeições, para atividade física e para o sono são fundamentais para reduzir o ganho de peso neste período.
Não faça estoque de comidas congeladas, enlatadas, açucaradas e industrializadas.
Mantenha uma alimentação balanceada, ingerindo o máximo de produtos naturais possíveis: carnes, ovos, vegetais e frutas.
Dessa forma, você irá fortalecer sua imunidade e evitar o ganho de peso, que é um risco para quem contrai a doença atual.