(Foto: Getty Images)
Se você deseja ainda hoje começar uma atividade física, saiba que precisa apenas de um par de tênis (e tem tempos de pandemia, uma máscara, claro!) para começar a mexer o corpo e investir na saúde.
A caminhada é um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, não importa a idade ou mesmo o condicionamento. Seja em ritmo leve ao mais acelerado, a verdade é que essa simples mudança de rotina pode melhorar o sistema vascular, diminuir a ansiedade e fortalecer os músculos.
Veja seis benefícios desta atividade listados pelo site “tuasaude.com”:
1. Diminui o inchaço: A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. No entanto, para que o inchaço seja combatido, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o dia, tenha uma alimentação saudável e pratique a caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos.
2. Previne doenças: As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.
3. Fortalece os músculos: O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.
4. Melhora a postura corporal: Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.
5. Promove o relaxamento: O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, além de também conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.
6. Melhora a memória: Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício. Para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja praticada diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.
(Fonte: tuasaude.com)