Foto: Yuri Gripas/Reuters
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no início da semana, que a suspensão temporária na imigração legal ao país ficará em vigor por um período de 120 dias. A justificativa é que o país pretende proteger empregos para cidadãos americanos em meio à crise pelo “novo inimigo invisível”, a maneira que o presidente se refere ao coronavirus.
“Fazendo uma pausa na imigração, vamos ajudar os americanos desempregados a serem os primeiros a encontrar emprego enquanto os Estados Unidos reabrem (a economia). Seria errado e injusto que americanos demitidos fossem substituídos por imigrantes”, contou Trump em entrevista coletiva.
Possíveis exceções à regra também estão sendo questionadas. Alguns funcionários da Casa Branca afirmaram que profissionais da saúde, trabalhadores rurais e de outros setores considerados essenciais não devem ser afetados pelo novo decreto.
Os Estados Unidos se tornaram o país mais atingido pela pandemia de Covid-19. Cerca de 820 mil pessoas foram diagnosticadas com a nova doença e quase 45 mil pessoas morreram de coronavirus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.
(Fonte: G1)