Foto:Divulgação
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, afirmou ontem (22) que uma nova medida provisória do governo vai disponibilizar pelo menos R$ 5 bilhões de créditos emergenciais para empresas do setor, incluindo os micros e pequenas empresas. Esse crédito extra vai reforçar o Fungetur, Fundo Geral do Turismo.
“Eu sei que os empresários do setor de turismo estão indo às agências bancárias e não estão conseguindo os créditos, mas a Medida Provisória que contempla já está na Economia. É um modelo que vai garantir ao Fungetur um crédito extraordinário de pelo menos R$ 5 bilhões, para que o Ministério do Turismo, através do Fungetur, consiga atender desde o MEI (microempreendedor individual), a micro, a pequena empresa, a média empresa e também as grandes empresas”, afirmou o ministro durante a coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto.
No início do mês de abril, o governo já havia editado uma medida provisória específica para os setores de turismo e cultura, que permitiu às empresas prorrogarem o pagamento do reembolso de eventos e pacotes. Agora, os créditos vão atender a necessidade de capital de giro para as empresas, já que o segmento é um dos mais afetados pela pandemia.
Outra medida anunciada por Marcelo Álvaro Antônio é a disponibilização de leitos de hotéis, próximos a hospitais, para abrigar funcionários do setor de saúde em meio à pandemia do coronavírus. A previsão será incluída na medida provisória nº 907, que deve ser analisada ainda essa semana pelo Congresso Nacional.
Fonte: Agência Brasil