Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A cidade do Rio de Janeiro reabre hoje (2) as atividades econômicas, conforme anunciado na segunda-feira, pelo prefeito Marcelo Crivella após as restrições impostas para conter o contágio da pandemia.
A reabertura será dividida em seis fases, com previsão de duração de 15 dias cada, e prevê a normalização de todas as atividades até agosto.
A Fiocruz não recomenda a reabertura neste momento por avaliar que ainda há problemas relacionados aos registros de casos e óbitos e que não há clareza em relação às informações sobre filas, leitos hospitalares e unidades de terapia intensiva.
Mesmo assim, retornam hoje o setor de serviços, as agências de automóveis, lojas de móveis e de decoração. Lanchonetes, bares e restaurantes continuam fechados. Os estabelecimentos autorizados ao funcionamento precisam cumprir regras de higienização e distanciamento entre os clientes.
De acordo com a prefeitura, o decreto será publicado ainda hoje em edição extra do Diário Oficial.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro recomendou que as medidas restritivas sejam ampliadas na cidade e não relaxadas, já que o nível de transmissão do coronavírus ainda está alto.
(Fonte: Agência Brasil)