Foto: Getty Images via BBC News Brasil
“Na luta contra o novo coronavírus, dexametasona é o primeiro medicamento que salva vidas”. Foi dessa forma que o jornal O Estado de S. Paulo começou a matéria sobre um medicamento barato e amplamente disponível que pode ajudar a salvar a vida de pacientes com o novo coronavírus.
Segundo informações da BBC, o tratamento com esteroides em baixa dose de dexametasona é um grande avanço na luta contra o vírus. A droga faz parte do maior teste do mundo com medicamentos já existentes para verificar se eles também funcionam para o tratamento da Covid-19.
De acordo com pesquisadores, ele reduziu o risco de morte em um terço para pacientes em ventiladores. Para os que usam oxigênio, esse número aumentou para um quinto.
Eles afirmam que se o medicamento tivesse sido usado para tratar pacientes no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5 mil vidas poderiam ter sido salvas.
O medicamento é administrado por via intravenosa em terapia intensiva e em forma de comprimido para pacientes menos graves. Até agora, o remdesivir é o único medicamento com eficácia comprovada para pacientes com coronavírus.
(Fonte: O Estado de S. Paulo)