Nesta segunda-feira (6), a Caixa inicia o pagamento do saque emergencial do FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para trabalhadores nascidos em fevereiro. O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus. Segundo o calendário oficial, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.
De acordo com a Caixa, o pagamento do saque emergencial será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do saque emergencial é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.
O calendário tem como regra o mês de nascimento do trabalhador e contém dados que correspondem a valores de crédito na conta de armazenamento digital social.
Se até o dia 30 de novembro, não houver movimentação na conta de economia social digital, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer o saque, ele deverá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.
Para outras informações: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx
(Fonte: Agência Brasil)