(Foto:Agência Brasil)
As compras através da internet são indispensáveis na sociedade atual, porque ela é rápida, fácil e se pode fazer de qualquer lugar. E com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o e-commerce viu o seu fluxo aumentar ainda mais. Mas é preciso ter cuidado com as tentadoras ofertas para não cair num golpe.
Com o aumento das necessidades, muita gente com intenção de enganar o povo começou a surgir. Há muitos casos de golpes no Brasil e no mundo. Renan Stelet, 23 anos, comprou um aparelho celular há dois anos por um site na internet que parecia ser confiável. “O site tinha CNPJ, prova social, e valores ótimos. Eles se identificavam como uma distribuidora de iPhones, eu coloquei o CNPJ da loja no site da Receita Federal e estava ativo, tinha endereço, não tinha nenhum indício de que era uma fraude. Após o pagamento, a página da internet caiu.”
Renan fez o pagamento por uma agência bancária, e depois do golpe entrou com uma ação judicial contra a instituição, na tentativa de responsabilizar o banco por ter uma conta fraudulenta. Mas até o momento nada foi resolvido.
A quarentena forçou as pessoas a dependerem mais ainda da internet para fazer até mesmo as compras do mês. As redes sociais como, por exemplo, o Instagram, trabalham bastante com venda de produtos.
O jovem Lucas Pereira de 23 anos, contou o golpe que a mãe sofreu por comprar através das redes sociais e só pesquisar sobre a confiabilidade da loja depois de pagar.
“Minha mãe fez uma compra em uma loja no Instagram e só depois que ela foi pesquisar no Google se a loja era bem referenciada ou mal referenciada. Nos comentários, as pessoas falaram que lá não era um bom local para comprar, porque eles demoravam para entregar e as vezes nem entregavam”, contou Lucas. A mãe de Lucas ainda não recebeu o que comprou.
O Serasa deu dez dicas para não cair em golpes de compras no e-commerce.
1. Pesquise a idoneidade da empresa;
2. Sem contato, nem pensar;
3. Fique de olho na certificação digital;
4. Atente à qualidade dos textos;
5. Conheça a reputação da empresa;
6. Peça indicações;
7. Leia a política do site;
8. Use dispositivos seguros;
9. Fuja de promoções mirabolantes;
10. Guarde os comprovantes das compras;
Todo cuidado é pouco, se for adquirir algum produto pela internet use as dicas do Serasa para ter sucesso na realização da compra.