/Teresa Stengel, fundadora da One by One, com seu primeiro filho Nicolás, que nasceu com Mielomeningocele
(Foto: Reprodução/OneByOne)
Em setembro, o primeiro parquinho adaptado do Rio de Janeiro foi inaugurado pelo projeto Adapta Rio, em um condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ideia surgiu quando três jovens voluntários da ONG perceberam que as crianças com deficiência tinham limitações para brincar nesses espaços.
Os amigos Luiza Ourivio, 18 anos, Cláudio Palhares e João Roberto Duque, ambos com 17 anos, conseguiram arrecadar o valor necessário para a construção do parque com o apoio da ONG que estará com o link no final da matéria.
"São dois brinquedos: um balanço próprio para cadeira de rodas e um gira-gira, que comporta duas crianças cadeirantes e quatro sem deficiência. A idéia é promover a interação", explica Teresa Stengel, fundadora da ONG One by One.
O atual objetivo é levar esses brinquedos adaptados para diversos locais públicos da cidade, mas ainda não há data para o início das obras. O custo para construir cada parquinho é de aproximadamente R$ 21 mil.
Para utilizar os brinquedos, que estão na área de lazer do condomínio, as famílias precisam pedir autorização na portaria.
"Isso é inclusão social e está fazendo a diferença na vida das crianças e na vida do Rio de Janeiro. Estamos fazendo história", conclui Teresa.
Site da ONG: https://www.onebyone.org.br/nossa-historia.html#home
(Fonte: R7)