(Foto: Catve)
No início desta semana, o governo do Paraguai aprovou um protocolo sanitário para a futura reabertura da fronteira terrestre com o Brasil. O objetivo é reativar o comércio entre os dois países após seis meses de total isolamento para tentar evitar a covid-19.
A aprovação ocorreu nesta segunda-feira (21), e os comerciantes de Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná, planejam demonstrar a exigência de abertura total da fronteira com o país vizinho, na qual giram as atividades comerciais da área. Agora, o próximo passo é um contato telefônico entre Benítez e o presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o Ministro da Saúde paraguaio, Julio Mazzoleni, o presidente do país, Mario Abdo Benítez, aprovou o protocolo sanitário que vai possibilitar a abertura do turismo de compras e também a reativação econômica da região do Alto Paraná.
O ministro disse que os casos da covid-19 começaram a diminuir de ambos os lados após a virulência registrada até algumas semanas atrás.
O diretor de Migração, Ángeles Arriola, afirma que uma missão governamental viajará a Ciudad del Este, separada de Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade, para socializar as medidas e regras de saúde para o funcionamento desses centros.
(Fonte: R7)