(Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira (23), a Johnson & Johnson anunciou que irá começar testes de fase 3 da sua candidata à vacina para a Covid-19. A etapa deverá incluir até 60 mil voluntários em oito países, inclusive no Brasil., e aceitará participantes acima dos 60 anos e com doenças preexistentes.
A idade mínima para participar é de 18 anos, os voluntários que tem idade acima dos 60 anos e doenças preexistentes também podem participar.
A vacina da Johnson, cujo nome oficial é Ad26.COV2.S, foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo, e será aplicada em dose única em metade dos voluntários. A outra metade receberá um placebo (substância inativa) e servirá de grupo controle.
A previsão é de que haja 7 mil voluntários em sete estados e no Distrito Federal. De acordo com as informações, a determinação de quem vai receber a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de "duplo-cego").
(Fonte: G1)