(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Após um incêncio provocado por um raio deixar 13 munícipios do Amapá no escuro na última terça-feira (3), o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que nesta sexta-feira (6) a energia será religada em 70%. O governo diz que aguarda o conserto de um transformador que faz esse tipo de operação.
Durante uma coletiva de imprensa, Bento Albuquerque disse que o retorno de 100% dos trabalhos de fornecimento será somente depois de 15 dias.
No estado, postos e supermercados que têm geradores elétricos viraram pontos de busca para recarregar celulares, bem como o aeroporto da capital lotou por conta de pessoas que tentam fugir do calor na cidade. Moradores também estão estocando água potável por falta do recurso e se aglomerando em filas de caminhões para comprar gelo e tentar conservar os alimentos.
De acordo com o portal Brasil de Fato, o governo do estado criou um gabinete de crise para gerir o caos e disse que passou a utilizar geradores para atender hospitais e estações de tratamento de água. Também foi preparado um patrulhamento ostensivo para policiar os bairros durante o período da noite e tentar evitar crimes.
(Fonte: Brasil de Fato)