(Foto: Reuters)
Os norte-coreanos infectados com covid-19 são colocados em “campos de quarentena”, onde, segundo fontes locais, são privados de comida, água e remédios.
O ativista cristão Tim Peter, que dirige a organização sem fins lucrativos ‘Helping Hands Korea’, disse ao ‘The South China Morning Post’ que fontes do país relataram o estabelecimento de “campos de quarentena” para controle do coronavírus.
“Uma das informações mais alarmantes que chegaram até nós é que o governo da RPDC [Coreia do Norte] está fornecendo o mínimo ou nenhum alimento ou remédio para aqueles que estão presos lá”, disse Peters.
“Portanto, cabe às famílias dos cidadãos em quarentena chegar até os limites dos campos e levar comida para manter vivos os parentes em quarentena, juntamente com todos os recursos de saúde que eles possam reunir, sejam medicamentos comprados nos mercados jangmadang ou até mesmo remédios caseiros à base de ervas colhidos nas encostas das montanhas” continuou. “Minhas fontes indicam que muitos prisioneiros desses campos já morreram, não apenas de coronavírus, mas também de fome e causas relacionadas”, concluiu o ativista.
Lee disse que as autoridades norte-coreanas "não têm kits de teste adequados" para rastrear ou impedir o que é conhecido no país como "doença fantasma".
(Fonte: Guiame)