(Foto: Samaritan's Purse)
A organização evangélica de ajuda humanitária ‘Samaritan’s Purse’ (Bolsa do Samaritano, em tradução livre) enviou seu avião DC-8 com mais de 11 toneladas de suprimentos de socorro para atender às necessidades de centenas de civis deslocados pela guerra em curso entre a Armênia e o Azerbaijão.
Desde o início dos conflitos, em 27 de setembro, milhares de pessoas fugiram do Cáucaso, montanha, para Yerevan, a capital da Armênia, onde o grupo entregará roupas de frio. Segundo os voluntários, as roupas são extremamente necessárias neste momento.
“Nossa equipe está trazendo mais de 11 toneladas de roupas de inverno e cobertores, o suficiente para 500 famílias carentes. As botas, casacos, luvas, meias e roupas íntimas térmicas incluídas na remessa serão especialmente bem-vindos agora que as temperaturas estão constantemente caindo para 30ºF [-1ºC]”, disse um dos voluntários cristãos.
Início do conflito
O conflito teve início na década de 1980, quando a União Soviética começou a se desintegrar. Embora a Rússia tenha intermediado um cessar-fogo em 1994, os confrontos continuaram. A maioria dos armênios vive na região de Nagorno-Karabakh, mas a região é reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão.
“O conflito entre a Armênia e o Azerbaijão é de partir o coração”, disse o pastor e evangelista Franklin Graham, presidente da organização de ajuda humanitária. “Famílias são apanhadas no fogo cruzado de uma guerra brutal e milhares foram forçados a fugir. A Bolsa do Samaritano está trazendo uma ajuda essencial para as pessoas necessitadas, mostrando às famílias feridas que elas não estão sozinhas e que Deus as ama”, finalizou.
Leia mais: Armênia, Azerbaijão e Rússia anunciam acordo para fim de conflito
De acordo com o Guiame, na semana passada, foguetes e projéteis de artilharia lançados pelo Azerbaijão atingiram a capital da região disputada, Stepanakert, matando três pessoas, conforme relatou o Wall Street Journal.
A Rússia tem relações estreitas com a Armênia e o Azerbaijão, mas o apoio da Turquia ao Azerbaijão, que já está envolvido em dois conflitos por procuração com a Rússia na Síria e na Líbia, dificultou a mediação de Moscou. No entanto, ontem (10), a Armênia, o Azerbaijão e a Rússia anunciaram que assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região de Nagorno-Karabakh.
(Fonte: Guiame)