Vacinação na Argentina começou ontem, sendo o primeiro país da América Latina a começar imunização (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, declarou durante uma coletiva de imprensa que a imunização contra a covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro. No entanto, se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderia ter início até o dia 10 de fevereiro.
Élcio Franco destacou que o melhor cenário depende de uma conjunção de aspectos, especialmente dos laboratórios com vacinas em desenvolvimento cumprirem os requisitos de registro, seja emergencial ou definitivo.
Segundo informações da Agência Brasil, uma das opções cogitadas pelo Ministério da Saúde para a imunização da população brasileira é a vacina desenvolvida pela Pfizer, autorizada nos Estados Unidos e na Europa. Mas até agora a empresa não deu entrada no pedido de autorização emergencial.
A Camex (Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia) prorrogou até junho de 2021 a isenção do Imposto de Importação para remédios e insumos utilizados para produtos empregados no combate à covid-19. Antes, o prazo para a isenção seria o dia 31 de dezembro. A nova vigência vai até 30 de junho do ano que vem.
(Fonte: Agência Brasil)