Mike Pence condenou extremistas, afirmando que "a violência nunca vence" (Foto: AFP)
Após interrupção causada por extremistas apoiadores de Donald Trump, que invadiram o Capitólio, o Congresso americano confirmou nesta quinta-feira (7) a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que também é o presidente do Senado.
“O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes", afirmou Pence após a contagem dos votos do Colégio Eleitoral.
"Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam", disse o vice-presidente durante seu discurso na reabertura. "A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho", concluiu.
Segundo a polícia de Washington, quatro pessoas morreram durante a invasão à sede do Congresso americano na tarde de ontem (6), durante o processo de certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden.
Uma das vítimas é uma mulher, civil e de identidade ainda não revelada. A polícia também informou que pelo menos 50 pessoas foram presas (a maioria por violar o toque de recolher).
Depois de uma grande manifestação que contou com a presença do ainda presidente dos EUA, Donald Trump, em frente à Casa Branca, alguns participantes marcharam até o Capitólio para denunciar o que consideram uma fraude eleitoral — o republicano afirmou aos presentes que eles e seus apoiadores "nunca concederiam" a vitória de Biden.
Invasão ao Capitólio para barrar sessão do Congresso que ratificaria vitória de Biden (Foto: Jose Luis Magana/AP)
Após confronto com policiais, algumas pessoas conseguiram entrar no prédio, o que provocou a suspensão das sessões no Senado e na Câmara e o bloqueio de acesso aos corredores das duas casas.
Por volta de 22h no horário de Brasília, o Senado retomou a sessão. E, no retorno, Mike Pence afirmou que o Capitólio viveu um "dia sombrio".
(Fonte: G1 e BBC)