O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebendo vacina contra a covid-19 (Foto: Amir Cohen/Reuters)
A estratégia de vacinação em massa de Israel aliada ao lockdown está começando a mostrar os primeiros resultados positivos. De acordo com autoridades do país, a taxa de transmissão do coronavírus caiu para um nível que indica estabilidade ou diminuição do contágio da covid-19.
As informações são da agência de notícias Reuters. Em 11 de dezembro, a taxa de transmissão (Rt) de Israel estava em 1,3. Cerca de 40 dias depois, ela caiu para 0,99 — o que significa que nem sempre uma pessoa consegue transmitir o vírus para outra. Isso ajuda a reduzir a gravidade da pandemia.
Até o momento, 35,4% dos habitantes de Israel — número que corresponde a 3,06 milhões de pessoas — já tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante. O país está no terceiro lockdown desde o início da pandemia. Escolas, restaurantes, shopping centers e hotéis estão fechados atualmente.
O vice-ministro da Saúde, Yoav Kisch, disse que essas medidas foram decisivas para reduzir não só a taxa de transmissão, mas também a gravidade dos casos.
"Estamos vendo a luz? Estamos vendo uma fenda nas cortinas. As vacinas reduziram principalmente a morbidade grave, não necessariamente o número de portadores", explicou o vice-ministro, ao Canal 13.
Segundo Kisch, a redução teria sido mais significativa não fosse pela presença da variante britânica do coronavírus, que é mais contagiosa, de acordo com os estudos mais recentes.
(Fonte: UOL)