(Foto: Reprodução/Wycliffe Associates)
Mesmo com a pandemia da covid-19, as traduções da Bíblia alcançaram número recorde em 2020, de acordo com a Wycliffe Associates, organização missionária com foco na tradução das Escrituras em todo o mundo. As traduções do Novo Testamento foram concluídas em 141 idiomas. O Antigo Testamento recebeu tradução para oito novas línguas.
“Em vez de desacelerar por causa da covid-19, para alguns tradutores bíblicos nacionais, a tradução realmente acelerou”, declarou Tim Neu, presidente interino e CEO da Wycliffe Associates, na segunda-feira (1º). “Fiquei muito feliz em ver como os cristãos em áreas difíceis, alguns em locais de intensa perseguição e perigo real, têm permanecido inabaláveis em sua dedicação à causa”, acrescentou.
No ano passado, em resposta à pandemia de Covid-19, a Wycliffe Associates lançou uma plataforma virtual de tradução da Bíblia, permitindo que os tradutores de língua materna colaborassem de forma online durante o processo de tradução e verificação.
O lançamento da tradução da Bíblia em um novo idioma custa em torno de US$ 19.500, equivalente a cerca de R$ 104.600 reais. Atualmente, a associação tem 773 traduções da Bíblia em andamento e recebeu pedidos de 273 grupos de idiomas, que serão trabalhados em 2021.
A Wycliffe Associates foi lançada em 1967 e tornou-se uma das principais organizações de tradução da Bíblia. A agência capacita tradutores para fornecer a Palavra de Deus em seu próprio idioma, em parceria com a igreja local para dirigir e proteger o trabalho de tradução.
O processo, que já acontece em 68 países, envolve pessoas de todo o mundo para fornecer recursos, tecnologia, treinamento e suporte para tradução da Bíblia.
(Fonte: Guiame)